Piano ou teclado?

PIANO33
ago 25 2016

Piano ou teclado?

O curso é predominantemente de piano.

 

Existe uma razão para isso: o teclado eletrônico é um instrumento extremamente jovem se comparado aos demais instrumentos musicais. Da forma como é conhecido hoje, ele surgiu em meados dos anos 70. E passou a ser bastante utilizado a partir da década de 80. Trata-se de um instrumento com diversos recursos, mas principalmente com muitos “sons” (timbres) diferentes, sejam timbres inéditos ou imitações de outros instrumentos acústicos.

 

Então, de repente, surge no mundo um instrumento com vários sons diferentes, o teclado. Quem irá tocá-lo? Por possuir “teclas”, os instrumentos mais próximos são o piano, o órgão, o cravo e o acordeom. Geralmente são estas pessoas, pianistas ou organistas, que tocam os teclados, unindo a sua técnica, o seu conhecimento musical e principalmente a sua criatividade. É desejável que o tecladista tenha conhecimentos básicos de outros instrumentos e arranjos.

 

Para um pianista, tocar teclado é uma missão muito fácil, seja como integrante de uma banda ou para gravar uma trilha sonora no computador.

 

Uma utilização muito interessante do teclado em nossas aulas refere-se aos teclados arranjadores com acompanhamento automático. Isso é muito incentivador para os alunos iniciantes. Neste caso, a mão esquerda faz os acordes, enquanto a mão direita toca a melodia. É um bom período para memorizar os acordes e desenvolver a leitura da melodia e o seu dedilhado.

0 Comments
Share Post
Tags:
No Comments

Post a Comment